25.3.22

Desempregados com subsídio recuam para mínimo de um ano

Maria Caetano, in JN

Despesa da Segurança Social com as baixas covid-19 e o lay-off tradicional voltou a disparar em fevereiro.

A percentagem de desempregados com acesso a prestações por desemprego atingiu em fevereiro um mínimo de praticamente um ano, após melhoria de cobertura significativa alcançada na primavera do ano passado. Para o recuo contribuiu uma queda em mais de um quinto nas prorrogações de subsídios, num momento em que o desemprego de longa duração permanece a níveis historicamente elevados.
RELACIONADOS

IEFP. Desemprego registado cai 3,3% de janeiro para fevereiro

Explicador. Estagflação: O palavrão que ameaça a Europa

Em fevereiro, e de acordo com cálculos do JN/Dinheiro Vivo, a partir de estatísticas da Segurança Social e do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) publicadas ontem, a taxa de cobertura das prestações de desemprego ficou em 60,6%, caindo dos 63,3% registados no arranque do ano.

É o nível mais baixo de cobertura a ocorrer desde fevereiro de 2021, quando apenas 59% dos desempregados tinham acesso a subsídio, e representa a continuação de uma tendência de descida do alcance das prestações ao longo dos últimos meses. O máximo de cobertura atingida no quadro da atual pandemia foi de 68,8%, em maio de 2021.

Em fevereiro, a Segurança Social registava 208 657 beneficiários de prestações por desemprego num universo de 344 264 indivíduos registados como desempregados nos centros do IEFP.

O número de desempregados com subsídio caiu no último mês em 7,4%, com cerca de menos 17 mil beneficiários relativamente a janeiro.

A diminuição mais expressiva ocorreu naqueles que até aqui têm sido beneficiários da medida de prorrogação de prestações por desemprego por seis meses prevista no Orçamento do Estado de 2021, e que nos dois primeiros meses deste ano terá ainda abrangido um total de 36 487 pessoas, com um custo de 29,9 milhões de euros.

Segundo os dados da Segurança Social, no mês passado havia já apenas 27 633 desempregados com subsídio prolongado, numa diminuição de 21% face ao mês anterior, ou de 7322 beneficiários.

No mês passado, havia 344 264 desempregados nos centros do IEFP, um recuo de 3,3% face a janeiro, ou menos 11 604 inscrições ativas. Comparando com um ano antes, a fevereiro de 2021, há menos 20,3% desempregados registados, ou menos 87 579 inscritos.


Segurança Social

Baixas aumentam

Os subsídios por doença ou isolamento de atribuição extraordinária devido à pandemia voltaram a subir em fevereiro. Foram mais 33%, ou mais 110 283 pagamentos, para um total de mais de 445 mil, em cálculos JN/DV a partir de dados da Segurança Social.


Mais em lay-off

Os trabalhadores em lay-off tradicional aumentaram 31,1% em fevereiro face a janeiro, e 19,4% em termos anuais, para 10 583 pessoas.