14.3.22

IEFP recebeu 20 mil ofertas. Já há contratos de trabalho assinados com refugiados

Catarina Almeida Pereira, in Negócios on-line

O balanço é feito pelo Governo, que diz que o SEF e IEFP enviaram esta sexta-feira para a Polónia e a Roménia equipas de acompanhamento aos refugiados. São oito elementos que vão estar a trabalhar nas embaixadas.

A plataforma do IEFP criada na semana passada já recebeu cerca de 20 mil ofertas de trabalho para refugiados, "tendo já sido concretizados os primeiros contratos de trabalho", diz em comunicado o Ministério do Trabalho (MTSSS).

"A plataforma do IEFP para registo de ofertas de emprego lançada há uma semana regista neste momento 20 mil ofertas de trabalho, tendo já sido concretizados os primeiros contratos de trabalho", lê-se em comunicado.

Até ao momento, deram entrada em Portugal "5.775 pedidos de proteção temporária de pessoas com origem na Ucrânia".

O Governo explica que partiram hoje para a Polónia e para a Roménia equipas conjuntas do IEFP e do SEF compostas por oito elementos – quatro de cada entidade - "para acompanhamento e informação aos cidadãos ucranianos que pretendam vir para Portugal".

Estas equipas "estarão a funcionar nas Embaixadas portuguesas em Varsóvia e Bucareste".

Esta quinta-feira foi aprovado em Conselho de Ministros um diploma, já promulgado pelo Presidente da República, que visa facilitar o reconhecimento de qualificações, a troca de carta de conduções e o reconhecimento profissional de motoristas.

De acordo com as Nações Unidas, já saíram da Ucrânia 2,5 milhões de refugiados, sobretudo mulheres e crianças, que se dirigiram prioritariamente a países mais próximos da Ucrânia.