14.3.22

Os Prémios BPI Fundação “la Caixa” estão de volta e o objectivo mantém-se: melhorar a vida de quem precisa

in Público on-line

Há 12 anos que o BPI e a Fundação “la Caixa” têm feito história. Desde então, muitos foram os projectos apoiados e várias foram as pessoas que viram a sua história ser merecedora de um final mais feliz.

É oficial: estão abertas as candidaturas para a edição de 2022 dos Prémios BPI Fundação “la Caixa”. Presentes desde 2010, este ano contam com um reforço de 600 mil euros - em comparação com a edição de 2021 – e com uma dotação global de 4,6 milhões de euros. O que não mudou, foi o seu objectivo primordial: o de apoiar instituições sem fins lucrativos, através de projectos que visam melhorar a qualidade de vida de pessoas em situações de vulnerabilidade, promovendo a igualdade de oportunidades e a inclusão.

Em 2021, foram apoiadas 142 iniciativas de entidades do terceiro sector, com um valor global de quatro milhões de euros e desde 2010, já melhoraram a vida de 175 mil pessoas.



No que diz respeito às candidaturas, as regras mantêm-se. Todas aquelas que cumprirem os requisitos do Regulamento serão depois submetidas a uma avaliação técnica. As candidaturas com mais pontuação, passarão depois à fase de avaliação complementar, feita por um grupo de avaliadores colaboradores no activo do BPI ou reformados, em regime de voluntariado, com o objectivo de validar e comprovar a sua consistência. Numa fase final, a selecção dos projectos é então realizada por um júri, que avalia todos os projectos tendo em mente 3 parâmetros - as linhas prioritárias estabelecidas, a solidez e o impacto social.

Para este ano, os Prémios Infância e Seniores foram os que beneficiaram de um reforço maior de dotação, distribuindo cada um 1,3 milhões de euros. A premissa é a de dar resposta aos grupos populacionais que se encontram mais vulneráveis à pobreza e exclusão social, de acordo com o relatório “Portugal - Um Balanço Social”, um projecto da Fundação “la Caixa” e do BPI, realizado em associação com a Nova SBE.

O processo de candidaturas da edição de 2022 começou no dia 24 de Fevereiro com o Prémio Capacitar, destinado a apoiar projectos que melhorem tanto a qualidade de vida como a autonomia de pessoas com algum tipo de deficiência ou doença mental. Podem candidatar-se todas as instituições privadas sem fins lucrativos.

Para apontar na agenda: prazos de candidatura

Os processos de candidatura já começaram, mas ainda vai a tempo de submeter o seu projecto. Não perca esta oportunidade!