in Diário do Centro
Filme “Eu Sou” vai ser apresentado a 21 de outubro no Instituto Português do Desporto e Juventude de Viseu, durante a Semana pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social
A pobreza e o relato de quem já se sentiu excluído estão em destaque no documentário “Eu Sou”, que vai ser apresentado no próximo dia 21 de outubro no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Viseu.
A iniciativa está integrada na Semana pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social, promovida pela EAPN Portugal e que terá lugar entre os dias 17 e 24 deste mês.
A sessão, marcada para as 14h30, é promovida pelo núcleo distrital da EAPN, pelo projeto Caminhos E8G da Cáritas Diocesana, pelo Viseu Inclui e pelo IPDJ de Viseu.
O documentário foi realizado por Bruno Moreira e Filipe Gaspar, a partir de um projeto promovido pela Rede Europeia Anti-Pobreza. O filme conta histórias de pessoas “que experienciaram situações de pobreza e exclusão social”.
“São relatos de alegria, mas também de episódios marcados pela violência, pelo ódio ou pela escassez de esperança. Uma trajetória pelas vivências do Rendimento Social de Inserção, do desemprego, da maternidade, do idadismo e da doença, traduzindo a importância do Estado Social na sociedade portuguesa”, acrescenta a organização.
Após a exibição, Helena Santos, uma das participantes no documentário, irá refletir acerca dos temas abordados e da sua experiência enquanto participante do filme. Também haverá um momento de debate.
A ação dirige-se à sociedade civil e a crianças e jovens em idade escolar a partir do sétimo ano de escolaridade. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas de forma individual ou coletiva.