in Dinheiro Vivo
O ministro das Finanças adiantou hoje que em abril serão apresentadas as metas orçamentais para os próximos quatro anos.
Vítor Gaspar responde a questões na Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças. O ministro começou por apresentar os resultados da economia no último ano.
"Verificou-se um agravamento do desemprego, significativamente superior ao esperado" afirmou o ministro.
Vítor Gaspar defendeu que as reformas estruturais tem progredido de forma notável abrindo caminho para uma quarta avaliação positiva por parte da troika, que vai ter lugar no mês de Maio.
"A agenda de reformação estrutural tem progredido de forma notável" disse Vítor Gaspar acrescentando também que houve "progressos significativos na correcção do desequilíbrio orçamental e externo".
O responsável pela pasta das Finanças destacou a importância da conjuntura europeia e internacional para a economia portuguesa. "Estamos perante um ajustamento sem precedentes na nossa história pelo que é importante acompanhar a conjuntura".
O ministro afirmou que o Orçamento do Estado para 2011 "foi cumprido" apesar da "importante contribuição da transferência dos fundos de pensões da banca".
O ministro afirmou que o Governo não vai pedir "nem mais tempo nem mais dinheiro”, conforme dito anteriormente pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.
A taxa de desemprego em Portugal aumentou para um nível acima do esperado pelo Governo, admitiu hoje o ministro das Finanças, Vítor Gaspar