4.3.12

Habitat recruta voluntários

Marlene Cerqueira, in Correio do Minho

Em declarações ao ‘Correio do Minho’, a responsável referiu que a Habitat “quer abrir as suas portas o mais possível” para que as pessoas colaborem em termos de voluntariado: “precisamos de mão de obra, que é o que representa o maior peso na factura de uma habitação, mas também de materiais e aceitamos doações”.

Tendo em vista esta aposta na divulgação da associação, a Habitat promoveu ontem um encontro de voluntário, no auditório do IPJ, em Braga.
Após uma paragem nas obras durante o Inverno, a Habitat retomou há duas semanas o trabalho no terreno, estando a construir uma habitações em Amarante (onde a associação tem um pólo), em Amares e em Barcelos. “Nas últimas duas semanas já recebemos dois grupos de voluntários estrangeiros”, refere Helena Vaz.

Helena Pina Vaz: “há muita carência habitacional”

A presidente da Associação Humanitária Habitat aproveitou a iniciativa de ontem para alertar para a carência habitacional que existe no nosso país. Segundo esta responsável há muitas famílias a viver em espaços exíguos ou em casas sem as mínimas condições. “Há casas que ainda não têm casa de banho, por exemplo”, referiu.

Em tempos de crise, os pedidos de ajuda que chegam a esta associação são uma constante. Câmaras, juntas de freguesia e as próprias pessoas pedem apoio à Habitat para conseguirem viver numa habitação digna e com condições.
Entretanto, até Maio a Associação Humanitária Habitat tem de encontrar instalações para uma nova sede, uma vez que nessa altura vai abandonar a actual sede na Avenida da Liberdade.

Helena Vaz admite que a associação gostava de se manter no concelho, mas não exclui a hipótese de passar a sede para outra localidade.
A Associação Humanitária Habitat - Habitat for Humanity Portugal é uma organização cristã sem fins lucrativos dedicada à eliminação da pobreza habitacional. Desde a sua fundação em 1996, já apoiou 38 famílias a terem uma casa digna.