3.3.12

Investir na terra para reduzir pobreza

Texto Miguel Marujo, in Fátima Missionária

Governos necessitam de estabelecer prioridades nas estratégias alimentares e investirem nos seus setores agrícolas para reduzirem a pobreza


Os governos necessitam de estabelecer prioridades nas estratégias de segurança alimentar e investir nos seus setores agrícolas para reduzirem a pobreza, alertou esta sexta-feira um responsável das Nações Unidas, ressaltando que o apoio dos pequenos agricultores foi particularmente importante para prevenir crises alimentares.

David Nabarro, representante especial do secretário-geral para a Segurança Alimentar e Nutricional, disse em Genebra que um dos principais desafios que o mundo hoje enfrenta é garantir que possa atender à procura de alimentos para nove mil milhões de pessoas até 2050.

Para enfrentar este desafio, sublinhou Nabarro, os países devem concentrar-se em garantir que aplicam as medidas necessárias para serem capazes de fornecer alimentos à sua população. No entanto, este fator tornou-se mais complexo nos últimos anos devido aos preços dos alimentos voláteis.

Durante 2007 e 2008, o aumento no preço dos alimentos conduziu a uma crise que provocou tumultos em mais de 35 países, os preços subiram entre 30 a 50 por cento e 700 milhões de pessoas sofreram com fome. Desde então, os preços mantiveram-se inconstantes devido à incerteza da economia mundial, bem como a mudanças na procura e escassez de bens.