2.8.12

AMI recebeu mais de sete milhões de euros entre 2008 e 2010

in iOnline

A Assistência Médica Internacional (AMI) recebeu, entre 2008 e 2010, mais de sete milhões de euros de apoios financeiros públicos, segundo o relatório de avaliação das fundações divulgado hoje pelo Governo.

Na ficha de avaliação, a Fundação AMI, que recebeu uma pontuação de 72,3 pontos em 100, surge como tendo mais de 900 mil beneficiários ou destinatários nos dois anos analisados.

Em relação ao total dos proveitos, os 7,097 milhões de euros atribuídos pelo Estado representaram 18,4% entre 2008 e 2010.

A AMI é uma fundação privada que combate a pobreza e a exclusão social e presta ajuda humanitária, essencialmente na área da assistência médica.

No relatório do Governo, a maioria das restantes fundações na área da saúde é de natureza privada, não recebe financiamento público e teve nota de avaliação positiva.

Entre estas fundações surgem as que são ligadas a laboratórios e produtos farmacêuticos, como a BIAL, a Astrazeneca, a GlaxoSmithKline das Ciências de Saúde, a Merck Sharp & Dohme e a Grünenthal.

Na área da medicina, surge ainda a Fundação Champalimaud, também sem apoio estatal, e que apresentava em 2010 um valor patrimonial superior a 369 milhões de euros.

Outras das avaliadas é a Fundação para a Saúde, também de natureza privada e sem financiamento público, e a Fundação Brazelton/Gomes Pedro para as Ciências do Bebé e da Família, que tem como missão promover e patrocinar projetos de investigação nesta área.