30.8.12

Incumprimento atinge casais desempregados

in Sol

As famílias em que ambos os elementos do casal estão desempregados são das situações mais problemáticas de sobreendividamento a dar entrada na DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidores. O número de casos não pára de crescer.

Natália Nunes, do Gabinete de Gabinete de Apoio ao Sobreendividado, não consegue precisar quantos dos 3.029 processos de sobreendividamento recebidos pela DECO, este ano, são de casais desempregados. Mas garante ao SOL que têm vindo a subir e que são casos em que a renegociação dos créditos é «muito difícil».

A especialista da DECO sublinha que, em muitas situações, apenas um dos elementos do casal tem subsídio de desemprego, apesar de estarem os dois sem trabalho. «São casos de pequenos empresários, como lojas ou oficinas, que foram forçados a encerrar a actividade e não têm direito ao subsídio».

Num dos casos acompanhado pela DECO foi conseguido um período de carência de dois anos no crédito para habitação. Mas mesmo que os dois elementos do casal recebam subsídio, as situações são sempre muito problemáticas. «Se já é difícil com um desempregado, com dois ainda é mais».

As situações mais complexas acabam até por ser as famílias com rendimentos mais elevados. Como existem limites máximos ao valor do subsídio de desemprego, a quebra de rendimento «é muito acentuada». Como as famílias tendem a adequar as despesas mensais ao nível de rendimento, vai um pequeno passo até ao incumprimento nos créditos, nestes casos.

Segundo o Instituto de Emprego e Formação Profissional existiam, em Junho deste ano, 8.316 casais com ambos os elementos no desemprego. Face ao mesmo mês do ano passado, houve uma subida de 92%.