19.8.12

Desempregados inscritos nos centros de emprego aumentam em 25%

in Negócios on-line

São mais de 650 mil o número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal. Os números são de Julho e correspondem a um aumento de 25% face a igual período do ano passado.

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal voltou a aumentar em Julho. São já 655.342, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que publicou os dados referentes ao sétimo mês do ano.

Este nível corresponde a um aumento de 25% face a Julho de 2011, ou seja, 131,2 mil pessoas, e de 1,5% quando comparado com o mês anterior.

Continuam a ser as mulheres que representam a maior fatia dos desempregados inscritos (336,16 mil), mas é entre os homens que este problema está a crescer mais. No espaço de um ano, o aumento foi de 31,4% entre os homens e de 18,4% entre as mulheres.

O número de desempregados inscritos cresceu em todos os segmentos e níveis de instrução, quer em termos anuais, quer mensais, segundo os dados do IEFP.

Mais de 40% do desemprego está no Norte

É na Região Autónoma dos Açores onde se verifica o maior aumento homólogo, entre regiões, mas é no Norte que o desemprego mais tem afectado. Esta última região representa mais de 40% do desemprego registado em Portugal.

A região do Norte tem 279.012 desempregados inscritos nos centros de emprego. Este número corresponde a 42,6% do total do desemprego nacional. A segunda região mais afectada é Lisboa e Vale do Tejo, com 198.358 pessoas nesta situação.

Mas o maior crescimento está a ser verificado na Região Autónoma dos Açores, ainda que seja a zona com menos inscritos nos centros de emprego. Esta região registou um aumento de 46,3%, no espaço de um ano, para 10.003 pessoas.

Num período em que o desemprego não pára de crescer, as ofertas de emprego tendem em diminuir. Julho não foi excepção. O número de ofertas de emprego caiu 18,8%, em termos homólogos, para 11.417. Já quando comparado com o mês de Junho, este número corresponde a um acréscimo de 4,4%.

Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística revelam que a taxa de desemprego em Portugal atingiu níveis nunca vistos. 15% foi a taxa de desemprego do segundo trimestre deste ano. E as previsões apontam para que continue a subir e supere mesmo os 16% no próximo ano.