6.8.12

Chega ao fim primeira semana da “Envelhecimento + Ativo”

in Correio do Minho

Foram 140 séniores, cinco dias, quatro noites, muita diversão e um balanço muito positivo os grandes destaques desta primeira semana da atividade “Envelhecimento + Ativo”. O projeto contou com a organização dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) que desta forma ofereceram a participantes da Galiza e Norte de Portugal uns dias recheados de atividades, momentos de confraternização, intercâmbio social e cultural e sessões informativas de alerta para hábitos de vida saudável.

A atividade que começou no passado dia 30 de julho encerrou sexta-feira com um dia muito “sorridente”. Para o último dia a atividade proposta aos participantes, para além de uma palesta sobre nutrição foi a “yoga do riso”, durante a qual o professor, Paulo Morais fez rir, rir, rir muito. Sentados em círculos os participantes iam ouvindo o professor, faziam exercícios físicos e riam muito “esta atividade foi a que mais gostei em toda a semana, foi aquela que mais me aliviou a cabeça e deixou-me com um sorriso no rosto que ainda não me deixou” dizia Cramo Ribeiro (Fundação BomFim).
Após uma semana e já com saudades alguns diziam “vinha já para a semana outra vez”. Realizada pela primeira vez, a atividade do ponto de vista da organização, correu bem. Segundo António Ferreira, um dos responsáveis da organização “os participantes ficaram bastante satisfeitos com as atividades propostas e com a forma como a equipa os acompanhou no terreno” referindo ainda que “com a aprendizagem desta primeira semana, na próxima vamos melhorar ainda mais alguns pormenores.

Em jeito de despedida, os participantes faziam um balanço muito positivo, para estes os objetivos da atividade foram cumpridos. Para Maria dos Anjos, uma das participantes espanholas (UDP La Coruña) “o que mais gostei nesta semana foi a confraternização e sociabilização com outras pessoas. O que mais me atraiu nesta ação era o intercâmbio com outras pessoas e pessoas de outra nacionalidade, com ideias e cultura diferentes. Este era um objetivo e foi cumprido, adorei tudo, desde as condições, às pessoas, organização, foi tudo muito bom” referiu. Para esta as atividades culturais como as visitas aos centros históricos de Braga e Guimarães foram as que mais apreciou, sendo que a conversa, a troca de ideias com os restantes participantes foi para esta “muito enriquecedora”.

Este projeto para além do alerta para hábitos de vida saudável, procura chamar a atenção para que as pessoas não se deixem levar pela solidão, tal como referia Carmo Ribeiro “participei para não estar tão só. Umas amigas convenceram-me e foi muito bom” disse. Nestas idades é essencial que as pessoas não se fechem sobre si próprias “é importante sairmos, convivermos e não nos deixarmos levar pelas tristezas” dizia Maria dos Anjos. A juntar a estes objetivos a atividade procurou acrescentar conhecimento as estes “jovens” através da junção das duas culturas.

O dia de ontem foi dedicado ao mar e jogos tradicionais, alguns dos participantes fizeram um passeio pela praia, enquanto outros passearam pelo pinhal. O almoço foi à beira rio e a tarde foi de jogos. Os séniores jogaram ao chincalhão, ao jogo do arco, às cartas, entre outros. A diversidade de opções impõe-se devido às diferenças dentro do grupo “o facto do grupo ser muito grande e também devido a heterogeneidade do mesmo temos sempre de equacionar várias opções” afirmou António Ferreira.

Para a semana a UMinho espera mais um grupo de cerca de 140 séniores que terão também eles, uma semana cheia de atividades.

O programa de atividades é composto por: “Manhãs ativas” com uma palestra integrada sobre “vida ativa”, “saúde e atividade física” e “ saúde e nutrição”; “Tardes culturais” com visitas guiadas a diferentes locais das cidades de Braga, Guimarães e Esposende; e “Noites livres”, com pequenos passeios e ações de convívio e lazer.
Hoje decorreu o primeiro dia da atividade e o Campus de Gualtar ganhou “nova vida”, apesar da idade dos participantes “são idosos muito animados, muito ativos” referiu Marisa Andrez, uma das responsáveis dos SASUM pela atividade. Com séniores das duas nacionalidades, das regiões da Galiza e Norte de Portugal, os cerca de 140 participantes que vieram passar estas miniférias nesta primeira semana provêm de instituições tais como: UDP La Coruña; Concello de Carballo; Malpica de Bergantiños; Sta Casa Misericórdia Arcos Valdevez; Lar VilaGerações; Ass. Dinam. Interesses de Basto; Centro Social de Nespereira; Fundação BomFim; Ass. Desenv. Das Comunidades Locais; e ARC Arco de Baúlhe. Segundo a responsável, “este primeiro dia correu muito bem, temos uns mais ativos que outros, mas todos dentro das suas possibilidades são bastante participativos” referiu.

Amanhã, o dia incluirá uma palestra, um passeio pelo Bons Jesus e um passeio pela cidade.

A participação no programa é completamente grátis para os participantes, incluindo para além das atividades, alimentação, alojamento e acompanhamento por técnicos de atividade física para a 3ª idade, enfermeiros, nutricionistas e animadores turísticos. O alojamento decorre nas Residências da Universidade do Minho (UMinho) com pensão completa, sendo as refeições efetuadas nas Unidades Alimentares dos SASUM, exceto nos dias em que a atividade decorrerá à beira mar.

Objetivos do programa:

Desenvolver uma estrutura de cooperação institucional no âmbito da utilização conjunta transfronteiriça de equipamentos e serviços sociais; Melhorar a informação sobre os hábitos de vida saudáveis destinadas à população idosa, nomeadamente no âmbito da alimentação saudável, exercício físico, atividade intelectual, etc; Desenvolver o intercâmbio cultural e geracional; Criar um programa de atividades com participação ativa dos idosos no âmbito da atividade desportiva, cultural e recreativa e ensino para a prática de rotinas diárias positivas; Motivar e prevenir os participantes para a melhoria e manutenção da condição biológica, intelectual e emocional; Reforçar a autoconfiança dos participantes ao nível das suas capacidades e desenvolver a sua inteligência emocional; Estabelecer laços sociais com pessoais provenientes de outros locais e culturas diferentes; e Desenvolver as sessões informativas destinadas aos idosos numa perspetiva mais intensiva.