3.8.12

Entregue 1.ª casa do mercado social de arrendamento

por Texto da agência Lusa publicado por Paula Mourato, in Diário de Notícias

A primeira casa do mercado social de arrendamento, anunciado em fevereiro pelo Governo, vai ser hoje entregue em Alpiarça e é um apartamento de três assoalhadas (T2) que custa 210 euros/mês.

A entrega será feita pelo secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, que no mês passado assinou o protocolo para lançar no mercado mais de 800 imóveis através de um fundo de arrendamento de valor superior a 100 milhões de euros.

O mercado social de arrendamento é uma das medidas inseridas no Programa de Emergência Social (PES), apresentado há um ano.

O projeto junta os principais bancos privados portugueses, nomeadamente o Banco Espírito Santo, o Banif, o Banco Popular, o Santander Totta, o Montepio Geral, o Millennium BCP, bem como a Caixa Geral de Depósitos, associados ao Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

Na cerimónia de assinatura do protocolo, no final do mês passado, o secretário de Estado Marco António Costa anunciou que no espaço de um mês e meio estariam agregados ao fundo imobiliário formado pelas sete instituições bancárias - Fundo de Investimento Imobiliário para Arrendamento Habitacional (FIIAH)- cerca de mil casas.

O FIIAH será depois gerido por uma entidade gestora que os bancos selecionaram entre eles, que é a NORFIN, com a qual 60 municípios - dos mais de 100 com imóveis identificados -, já assinaram para a gestão do arrendamento.