31.8.12

Zona euro tem 18 milhões de pessoas desempregadas

in Dinheiro Vivo

A taxa de desemprego em Portugal atingiu os 15,7 por cento em julho, valor idêntico a junho, enquanto na Zona Euro e no conjunto da União Europeia se manteve nos 11,3 e 10,4 por cento, respetivamente, revelou hoje o Eurostat. Na zona euro há 18 milhões de pessoas sem trabalho.

Os dados do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia, que revêm em alta os números referentes a junho -- o Eurostat estimara antes uma taxa de 15,4 por cento em Portugal, tendo agora corrigido para 15,7 --, "mantêm" Portugal como o terceiro país com uma taxa de desemprego mais elevada, apenas atrás de Espanha (subiu para 25,1) e Grécia (23,1, valor referente a abril).

Na comparação homóloga, com o mesmo mês do ano anterior, a taxa de desemprego em Portugal subiu 3,2 pontos percentuais (em junho de 2011 era de 12,5 por cento), enquanto na Zona Euro aumentou 1,2 pontos e na UE 0,8 por cento. Com a taxa a manter-se estável em julho tanto na Zona Euro como no conjunto da União comparativamente ao mês anterior, existem atualmente 25,254 milhões de pessoas desempregadas na Europa, 18 milhões das quais na Zona Euro.

Entre os jovens (com menos de 25 anos), Portugal registou um recuo, de 37,6 para 36,4 por cento, continuando, todavia, a registar a terceira taxa mais elevada entre os países sobre os quais há dados disponíveis e muito acima da média da Zona Euro (22,6) e da UE (22,5).

O Eurostat calcula mensalmente uma taxa harmonizada de desemprego para todos os países da UE. Esta taxa utiliza uma metodologia comum a todos os 27 para permitir comparações. Os resultados do Eurostat não são necessariamente iguais aos obtidos pelo Instituto Nacional de Estatística.