3.8.12

FMI diz que não se fez o suficiente na Zona Euro

por Patrícia Viegas com agências, in Diário de Notícias

O Fundo Monetário Internacional assegura que não se fez o suficiente para impedir a expansão da crise na Zona Euro e pediu que haja "uma mudança das políticas do jogo", ao considerar que a situação está a afetar duramente o bloco e os seus vizinhos mais pequenos.

A organização fez esta advertência através de um relatório em que analisa como as políticas económicas das chamadas "cinco economias sistémicas - Estados Unidos, China, Japão, Reino Unido e Zona Euro - se afetam mutuamente e ao resto do mundo. Neste sentido, sublinhou que a crise na Europa é agora a sua maior preocupação.

Para este relatório, que foi citado pelas agências noticiosas internacionais, o FMI diz ter consultado 35 países. "Apesar dos progressos feitos, a sensação que existe é a de que não se fez o suficiente para evitar a propagação do stress", diz a organização no documento.

No pior dos cenários simulados pelo FMI, a produção da Zona Euro caiu cinco pontos percentuais devido à inação e ao recrudescimento da crise. A organização estimou que, se a crise se intensificar, o impacto sobre os países mais pobres seria entre médio e severo, empurrando a sua necessidade de ajuda externa para os 27 mil milhões de dólares (cerca de 22 200 milhões de euros) em finais de 2013.

No que respeita à China, o FMI mostrou a sua preocupação com a possibilidade de haver um investimento escasso e uma falta de equilíbrio entre a procura e o consumo de tal forma que isso possa afetar os preços a nível mundial.