1.8.12

Número de insolvências aumentou 77%

in Jornal de Notícias

O número de insolvências decretadas nos tribunais judiciais de 1ª instância aumentou 76,8% no primeiro trimestre deste ano, face ao período homólogo do ano passado, fixando-se em 3.900, divulgou, esta terça-feira, o Ministério da Justiça.

De acordo com o boletim de informação estatística trimestral da Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ), "é possível reconhecer uma tendência acentuada para o crescimento" do número de insolvências.

Entre janeiro e março de 2012, foram decretadas 3.900 insolvências, um aumento de 1.694 face ao número registado em igual período de 2011 (2.206 insolvências), segundo a DGPJ.

Já ao comparar o valor registado no trimestre, com o quarto trimestre de 2011, o aumento foi na ordem dos 23,1% no número de insolvências decretadas.

Fazendo uma análise da evolução trimestral, não só dos processos de insolvência, mas também dos processos de falência e recuperação de empresas, verifica-se que entre janeiro e março, no total, foram finalizados 5.313 processos, deram entrada 5.506 novos processos e encontravam-se pendentes 3.832 processos.

Também aqui a tendência foi de subida: em 2012 houve um crescimento de 69,7% de processos findos face a igual período do ano passado; mas também aumentaram os processos entrados e pendentes, respetivamente, 48% e 43%.

Esta série de destaques é publicada em cumprimento do previsto no Memorando de Entendimento entre o Estado português, o Banco Central Europeu, a Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional, no que se refere à publicação de relatórios trimestrais sobre estes temas.