6.8.12

Crise faz aumentar interesse na troca de casas

por Lusa, publicado por Helena Tecedeiro, in Diário de Notícias

A crise está a alterar o cenário de férias em Portugal, com a introdução de novas definições como 'staycation' e o aumento da procura por formas diferentes e preferencialmente mais baratas.

Em resposta escrita, Craig Priestley, administrador da SE7EN, uma rede de voluntariado internacional, notou que desde o início da crise, em 2008, "muitas organizações de voluntários assistiram a um aumento de interessados".

"Às vezes deve-se ao facto das 'férias a trabalhar' serem mais baratas que as habituais, às vezes é porque o trabalho é difícil de encontrar nesse momento e as pessoas estão a reavaliar o que querem das suas vidas", afirmou à Lusa.

Na rede SE7EN não há dados de voluntários por nacionalidade, por isso o número de portugueses inscritos é desconhecido.

Além da opção de ficar na cidade em agosto, a crise tornou as férias em casa mais habituais em Portugal, como mostra o inquérito do Instituto de Turismo, no qual a maioria dos 47% que planeiam fazer férias durante o verão vão ficam nas suas residências.

José Manuel Simões, do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa e doutorado em Turismo, indicou como definições recentes para este tipo de férias 'staycation' ou 'nearcation'.

Dos que devem fazer férias de verão, os destinos nacionais são cada vez os mais populares, segundo o mesmo inquérito.

Este turismo 'vá para fora cá dentro' nem é novidade, recordou o professor, adiantando a tradição francesa de caravanismo e o facto das viagens para o estrangeiro no centro da Europa serem feitas em automóvel.

Em Portugal, a 'West Coast Campers' garante uma oferta de auto-caravanas a um "preço altamente competitivo" através de veículos para três pessoas e que permitem fazer refeições, "relaxar e passar o dia em contacto com a natureza".

O aluguer inclui quilómetros ilimitados, seguro de danos próprios e assistência em viagem, além de uma diversificada gama de extras opcionais como pranchas de surf e Internet sem fios.

"Nos últimos anos, o turismo em autocaravana, conheceu um crescimento exponencial, afirmando-se como um importante segmento do turismo nacional e internacional", nota Ricardo Grijó, da empresa de aluguer.

O público da empresa tem sido a faixa etária entre os 21 aos 50 anos, do estrato sócio económico médio e médio-baixo, residente nas principais cidades do país e com gosto por viagens e aventura.

Entre os destinos preferidos estão a costa alentejana e o Algarve, o Norte (Gerês e Serra da Estrela) e o Alentejo (Barragem do Alqueva).

Na troca de casas, o aumento também é referido, como testemunha Jaime Veslaco-Astete, da Gabinohome.com.

"A troca de casas cresceu nos últimos anos e todos os dias entram mais anúncios, entre portugueses e o resto do mundo", garante.

A mesma perceção encontra-se no TrocaCasa.com, que regista um aumento de portugueses a aderirem ao conceito e apesar de ainda ser "prematuro" arriscar cálculos finais, António Batista, do site, indicou à Lusa uma subida de 20%.

"Em tempo de crise os membros procuram destinos mais próximos, neste caso Espanha e França", acrescentou a mesma fonte, explicando que as trocas ocorrem sobretudo durante o período das férias escolares.

"No entanto, os nossos membros viajam durante todo o ano porque muitos trocam as suas casas por questões profissionais, académicas, para ir a eventos, visitar familiares", resumiu.