in Jornal de Notícias
As exportações de bens caíram 4,4% em fevereiro, face ao mês anterior, devido sobretudo a uma queda nas vendas de Portugal para países da União Europeia, generalizada em quase todos os produtos, segundo o Instituto Nacional de Estatística.
De acordo com as estatísticas do comércio internacional divulgadas, esta terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as importações registaram também um decréscimo de 1,2%, "quase exclusivamente devido à redução registada no comércio Intra-UE nomeadamente nas máquinas e aparelhos".
Dentro da UE, as exportações diminuíram 2,5% face ao mês homólogo de 2012, em especial "devido à evolução registada nos veículos e outros materiais de transporte (nomeadamente nos automóveis de passageiros, nos veículos automóveis para transporte de mercadorias e nas partes e acessórios dos veículos automóveis)".
Fora da UE, as exportações para países terceiros diminuíram 2,8% face a fevereiro, em resultado do decréscimo registado principalmente nos combustíveis minerais.
Em termos trimestrais, no entanto, de acordo com o INE, as exportações aumentaram 0,8% no trimestre terminado em fevereiro, face ao período homólogo, tendo-se verificado "uma redução do défice da balança comercial no montante de 931 milhões de euros".
Já as importações de bens diminuíram 6,1% no trimestre terminado em fevereiro de 2013.