11.4.14

Aumento do salário mínimo dá "sinal de confiança"

por João Francisco Guerreiro, in Dinheiro Vivo

O comissário europeu para o Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão considera que o debate sobre o aumento salário "têm de ter em conta inúmeros aspectos", como os indicadores económicos. Lazlo Andor considera que aumentar salários "é um sinal de confiança".

"É um sinal de confiança, quando as negociações resultam em aumento de salários", afirmou o comissário em entrevista ao Dinheiro Vivo, em Bruxelas, antes de partir para Lisboa, onde participa hoje numa conferência, na Gulbenkian.

“É um sinal de confiança, quando as negociações resultam em aumento de salários”, afirmou o comissário em entrevista ao Dinheiro Vivo, em Bruxelas, antes de partir para Lisboa, onde participa hoje numa conferência, na Gulbenkian.

Para Lazlo Andor, “os parceiros sociais – empregadores e empregados, apoiados pelo governo” têm de ter em conta “inúmeros aspectos”, como o a “competitividade” da economia e o peso que o aumento do “poder de compra” representa para o crescimento da economia, para discutirem uma mexida no salário mínimo.

Leia também: CIP aceita aumento do salário minimo ligado a fatores objetivos que salvaguardem a competitividade

“Obviamente têm de ter em conta inúmeros aspectos: por um lado, a competitividade da economia; mas também a importância dos salários para a procura interna. Porque para a economia crescer é preciso haver procura e poder de compra das pessoas”, considerou.

Por outro lado, Lazlo Andor entende que aumentar salários em Portugal pode não ser tão simples, como noutros países da União Europeia.

“Defendemos um aumento do salário mínimo em países como a Alemanha - onde foi recentemente introduzido -, que tem um grande superavit e largos aumentos de produtividade. E, antes o nível salarial não reflectia os níveis de produtividade. Então, é uma questão mais fácil para a Alemanha do que para Portugal”, afirmou.