1.4.14

Província de Ontário quer aumentar imigração

in Sol

O ministro das Finanças da província canadiana do Ontário, Charles Sousa, revelou hoje que o seu governo vai lançar, dentro de uma semana, um pacote de legislação que pretende aumentar o número de imigrantes.

Em entrevista à Lusa, o governante luso-descendente, que já exerceu anteriormente funções de ministro da Cidadania e Imigração, explicou que a província tem sectores carenciados que não estão a ser resolvidos com o actual modelo de imigração, já que existem muitos "refugiados" e cuja integração é assumido pelo governo regional, que "está a fazer a sua parte humana na sua protecção".

Sem colocar em causa as pessoas que agora acolhe, o governante quer ter o mesmo "poder de escolha" do tipo de imigrantes que existe noutras províncias.

"São necessárias pessoas em sectores que estão necessitados, pois a província tem vindo a aumentar as indústrias, como no sector mineiro e na construção civil ou até mesmo nas energias renováveis", afirmou.

Nos próximos três anos, está previsto um aumento do investimento na ordem dos 35 mil milhões de dólares (22,9 mil milhões de euros), o que "vai aumentar a construção" no Ontário.

"Precisamos de trabalhadores para poderem auxiliar isso. Há países que estão a fechar as portas, e nós, ao contrário, estamos a abri-las para tentar receber mais pessoas, e o Ontário precisa de imigrantes", reconheceu.

Charles Sousa também diz que os portugueses "são bem-vindos a trabalhar na província", pois "têm uma boa reputação e são bons trabalhadores".

"O que é necessário é meter a economia a funcionar. A taxa de natalidade não está a ser tão forte, e o poder económico do Canadá nos últimos 100 anos deve-se à imigração que existiu nesta nação", disse ainda.

O país pretende acolher trabalhadores com "qualificações e competências", uma das exigências dos imigrantes é o conhecimento da língua inglesa ou francesa.

Calcula-se que existem no Canadá cerca de 550 mil portugueses e luso-descendentes, estando a grande maioria localizada no Ontário.

Lusa/SOL