O que está a faltar no combate à pobreza, em Portugal? Quais são as áreas críticas de intervenção?
Portugal conseguiu tirar 721 mil pessoas da pobreza, desde 2008, de acordo com dados da Pordata. E, segundo o INE, foi no final dessa década que o país atingiu a taxa de pobreza mais baixa de sempre: 16%.
Ainda assim, o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento de 2020 revelou que o país tem 2 milhões de pobres. Um número que coloca Portugal entre os países da UE com mais pessoas em risco de pobreza ou exclusão social, dados do Eurostat.
O que está a faltar no combate à pobreza, em Portugal? Quais são as áreas críticas de intervenção? Pode o alargamento do ensino obrigatório ajudar a reduzir os índices de pobreza? O trabalho é uma garantia ou será preciso aumentar-se o rendimento médio da população? São precisas mais ajudas sociais? E se sim, quais?
Neste Fronteiras XXI descobrimos se é possível erradicar a pobreza e como. Com o economista perito em desigualdades e exclusão social, Carlos Farinha Rodrigues, o sociólogo e investigador do estudo «A Pobreza em Portugal», Fernando Bessa Ribeiro, o especialista em políticas públicas, Daniel Carolo, e a vice-presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal, Maria Joaquina Madeira.
A moderação deste debate esteve a cargo da jornalista da RTP Ana Lourenço.
Reveja o programa aqui!