21.10.21

FÓRUM REGIONAL DE COMBATE À POBREZA REALIZA-SE NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA

Paula Abreu, in Jornal da Madeira

Na próxima sexta-feira, dia 22, o núcleo regional da EAPN Portugal - Rede Anti-Pobreza realiza o Fórum Regional de Combate à Pobreza, subordinado ao tema "Exercer a consciência crítica e a participação".

O evento, por ocasião das comemorações do dia 17 de outubro – Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, conta com vários parceiros e terá lugar entre as 9h30 e as 16 horas, no Museu de Imprensa da Madeira (Câmara de Lobos) e conta com um leque diversificado de oradores.

A sessão de abertura contará com intervenções do presidente da direção da EAPN Portugal, Agostinho Jardim Moreira, e da secretária regional da Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, seguindo-se uma palestra e uma mesa redonda. São vários os oradores a participar nestes momentos.

Segue-se uma palestra sobre a participação no desenvolvimento local, com José Manuel Henriques, investigador integrado do DINÂMIA-CET-IUL, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território.

Antes do intervalo para o almoço, será realizada uma mesa redonda sobre ‘Linhas de ação que potenciam a capacitação e o envolvimento de cidadãos, com moderação de Licínia Freitas, do número da Madeira da EAPN, e com a presença do presidente da autarquia de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, com Maria João Beja, membro da comissão organizadora da Estratégia Regional de Combate à Pobreza, Rui Botto, diretor do centro de empresas BPI Madeira, e de João Borges, da CRIAMAR – Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio de Crianças e Jovens.

À tarde, serão realizadas ‘conversas rápidas’ sobre ‘Iniciativas participativas emergentes e boas práticas, com moderação de Rubina Malho, da Causa Social, Associação para a Promoção da Cidadania, e que contará com intervenções de Carla Silva, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Machico, Valentina Vezzani, da PACO Design Colaborative e de Filipe Gaspar, ator, sobre o projeto ‘Luzes, Câmara, Diversidade e Ação’, com apresentação de uma curta metragem.

De referir, por fim, que a inscrição no evento é gratuita, devendo ser realizada até ao dia de hoje, uma vez que está limitado a 80 pessoas.