7.10.21

Onde estão os cidadãos que dedicam a vida aos outros?

in JN

Todos conhecemos uma história de alguém que teve um gesto bondoso e inspirador. Com a ajuda da Nobre Casa de Cidadania, pode homenagear os atos heroicos do último ano. As candidaturas estão a decorrer até 15 de novembro.

Ajudar famílias carenciadas, angariar apoios para instituições de solidariedade, prestar cuidados de psiquiatria a doentes sem possibilidades ou deixar o emprego estável para ser voluntário além-fronteiras a tempo inteiro. Todos estes gestos são bons exemplos de cidadania que, sem esperar nada em troca, personificam altruísmo, coragem e vontade de fazer mais e melhor em prol da sociedade.

Conhece a história de um gesto heroico? Com a ajuda da Nobre Casa de Cidadania, pode homenagear quem verdadeiramente merece. Fundada em 2013, a iniciativa nasceu para reconhecer e homenagear os cidadãos autores de atos nobres e de cidadania e, através desses exemplos, incentivar mais pessoas a fazê-lo. Por ato nobre entende-se uma ação realizada em benefício de terceiros, ausente de qualquer interesse pessoal e refletindo o caráter de quem a pratica ao demonstrar integridade, honra e humanidade.

As candidaturas já estão a decorrer, através do preenchimento de um formulário de inscrição, até ao dia 15 de novembro. À exceção do próprio autor do gesto heroico, qualquer pessoa pode submeter uma candidatura e homenagear um cidadão nacional ou estrangeiro, residente em Portugal, que sem qualquer obrigação tenha praticado um ato nobre no último ano. Seja um ato isolado ou prolongado no tempo, este pode ser realizado na vida pessoal, profissional ou cívica do cidadão e não está limitado a nenhuma área de intervenção.

As propostas de homenagem são consideradas válidas se nelas forem identificados os três seguintes critérios: altruísmo (realização de uma ação em benefício de outrem), desprendimento (realização de uma ação sem qualquer interesse pessoal, profissional ou familiar) e caráter (realização de uma ação que reflita honestidade, integridade, lealdade, dignidade, justiça, honra, humildade, coragem, respeito ou compromisso cívico). Após a seleção dos cidadãos a homenagear é realizada uma cerimónia, momento em que tanto os parceiros como os cidadãos que são distinguidos têm a oportunidade de partilhar testemunhos e vivências.

Atualmente, o projeto Nobre Casa de Cidadania conta com 13 parceiros institucionais que verificam a elegibilidade das propostas de homenagem apresentadas. São eles a Autoridade Nacional para a Proteção Civil, o Corpo Nacional de Escutas, a Direção Geral de Educação, a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, o Estado-Maior-General das Forças Armadas, a Faculdade de Teologia - Universidade Católica Portuguesa, GRACE, INEM, Liga dos Bombeiros Portugueses, Polícia de Segurança Pública, Fundação para a Ciência e Tecnologia, Confederação Portuguesa do Voluntariado e a Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente.

Ao longo dos últimos anos foram propostos mais de uma centena de atos nobres, tendo sido homenageados mais de 80 cidadãos. Só a última edição contou com mais de 70 participações, desde heróis solidários a corajosos além-fronteiras. Este é o oitavo ano em que se realiza a "Atribuição do Título Cidadão Nobre" para promover histórias positivas e inspiradoras que motivem outras pessoas a fazer a diferença no mundo.