6.10.21

Palmela MAIOR - Estratégia Municipal para o Envelhecimento Ativo e a Relação entre Gerações 2021-2025

in Rostos on-line

A Palmela MAIOR - Estratégia Municipal para o Envelhecimento Ativo e a Relação entre Gerações 2021-2025, que está em fase de conclusão, foi apresentada a 1 de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa, no Auditório Municipal de Pinhal Novo, durante a Sessão de Abertura do “Outubro MAIOR”.

Este momento marcou o arranque de um mês repleto de atividades dirigidas à população idade+ (sénior) e famílias do concelho de Palmela, promovidas pela Câmara Municipal e parceiros locais, com o tema “A importância do Cuidar ao longo da vida, numa sociedade mais digital”.

«Por outro lado, esta iniciativa marca, para o Município, o início de um novo ciclo, que assumimos com grande entusiasmo e força para enfrentar os desafios e implementar a Estratégia Municipal para o Envelhecimento Ativo e a Relação entre Gerações 2021-2025», destacou o Presidente da Autarquia, Álvaro Balseiro Amaro. Trata-se de «um compromisso com todas as gerações, um convite à reflexão sobre a forma como pensamos, sentimos e agimos em relação ao envelhecimento e um instrumento aberto, que procura, neste horizonte temporal, auxiliar e apontar caminhos para um território mais plural, inclusivo e comprometido com o envelhecimento saudável e de qualidade e com um território com lugar para todas as idades», explicou.

A Sessão contou com a participação, através de vídeo, de António Fonseca, Consultor da Fundação Calouste Gulbenkian para as Questões do Envelhecimento, que elogiou o processo de criação desta Estratégia como «exemplar», por ouvir e «procurar recolher o que são as preocupações e necessidades» desta população.

O “Outubro MAIOR” 2021 marca o regresso às atividades presenciais, «depois de um árduo ano e meio de vida confinada», durante o qual «foi, sem dúvida, a população de idade maior que mais profundamente foi afetada», realçou Álvaro Balseiro Amaro.
Para além das várias propostas de convívio, atividade física e cultura que integram o programa, destacou o ciclo formativo de capacitação técnica das IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social e o Webinar “Tempo de Investir nas Pessoas - a cultura do cuidado para uma sociedade equilibrada e harmoniosa, em que todos contam”. Destaque, igualmente, para duas propostas relacionadas com novas valências que o Município disponibilizou este ano à comunidade, no âmbito da candidatura PRIA - Projetos em Rede para a Inclusão Ativa: a Pista Check-up, em Quinta do Anjo, e a Unidade Móvel de Saúde, que irá passar pelas várias freguesias, ao longo do mês, para monitorizar, por exemplo, a pressão arterial ou a glicémia e ensinar a emitir o certificado digital COVID-19.

Município promove literacia digital nas IPSS

No âmbito do investimento que o Município está a fazer na literacia digital e na capacitação e promoção de recursos para as IPSS, durante a Sessão, foram também atribuídos vouchers para equipamento informático e audiovisual. Este apoio beneficia a Associação dos Idosos de Palmela, Associação dos Lares dos Ferroviários (Pinhal Novo), Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pinhal Novo, Centro Social Paroquial de Pinhal Novo, Centro Social de Quinta do Anjo, Casa do Povo de Palmela - Centro Social em Lagameças, Fundação COI, Fundação Robert Kalley, Santa Casa da Misericórdia de Palmela e União Social Sol Crescente de Marateca.

A Sessão contou também com um momento musical, a cargo de Miguel Silva, da Associação Juvenil Odisseia, e com a participação da munícipe Flórida Lourenço, que deu voz e rosto ao vídeo de abertura.

O “Outubro MAIOR” (em conjunto com a Receção à Comunidade Educativa e o Dia Internacional das Cidades Educadoras 2021) integra a campanha “Educação com sentido é ir no sentido de todos”.