11.3.12

Mais de metade dos idosos do Porto vivem sós

Tiago Rodrigues Alves, in Jornal de Notícias

Há 55 mil idosos no Porto, 60% dos quais moram sozinhos. Em 20 anos, a cidade perdeu 65 mil habitantes e ganhou 11 mil idosos. Freguesia mais envelhecida é a Vitória e as menos velhas são Ramalde e Bonfim.

Rosa Oliveira, a D. Rosa, moradora na Rua de Raul Dória, em Santo Ildefonso, é apenas uma das 33 mil pessoas com mais de 65 anos que residem sozinhas no Porto. Ou seja, segundo os dados do Censos 2011, há muitos mais idosos a morar sozinhos na Invicta do que todas as pessoas naquela situação recentemente sinalizadas pela GNR na sua área de atuação (23 mil).

Comparando os dados dos três últimos Censos, verifica-se que o Porto perdeu 65 mil pessoas nos últimos 20 anos, passando de 312 para 237 mil habitantes. Porém, ganhou mais 11 mil idosos, havendo, atualmente, mais de 55 mil acima dos 65 anos. Graças a estes dois fatores, a população da cidade envelheceu a uma velocidade estonteante. Se em 1991 os idosos eram apenas 14,8% da população, no ano passado já eram quase um quarto (23,4%) de todos os residentes.

Estes números não divergem da realidade nacional. Segundo o Censos 2011, na última década, o número de pessoas idosas a viver sozinhas (400 964) ou a residir exclusivamente com outras pessoas com 65 ou mais anos (804 577) aumentou cerca de 28%, tendo passado de 942 mil em 2001, para mais de 1,2 milhões em 2011.

Foi no Norte que se verificou o maior aumento de pessoas com 65 ou mais anos que vivem exclusivamente com pessoas do mesmo grupo etário - 41,1% - contra um aumento nacional de 27,5%.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, "o aumento da esperança média de vida, a desertificação e a transformação do papel da família nas sociedades modernas terão, certamente, contribuído para explicar as mudanças observadas".

Olhando com mais pormenor ao concelho do Porto, constata-se que as freguesias mais afetadas pelo envelhecimento da população são a Vitória, Bonfim e Santo Ildefonso. As menos afetadas são Aldoar, Ramalde e Lordelo do Ouro. Quanto aos idosos que moram sozinhos, a freguesia onde mais se verifica este fenómeno é Miragaia, logo seguida de Santo Ildefonso. As que menos sofrem são todas do Centro Histórico do Porto, nomeadamente: Vitória, Sé e São Nicolau.