3.3.12

"Tendência do desemprego é para continuar a subir"

Luís Rego em Bruxelas, in Económico

"Um valor muito elevado", disse Passos em Bruxelas sobre a taxa de 14,8%, admitindo alargar programa para emprego jovem.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse hoje que a taxa de desemprego de 14,8% registada em Portugal atingiu "um valor muito elevado" mas alertou que a "tendência é para continuar a subir antes de abrandar no segundo semestre".

Passos colocou um tom grave na sua avaliação da taxa de desemprego mostrando "preocupação", em particular para o desemprego jovem e as discrepâncias a nível regional. Na região do Norte, explicou, está mesmo acima de 40%. Mas é o desemprego jovem que parece o primeiro alvo do governo neste defeso, com Passos a explicar um programa que vai incluir uma soma "entre 400 e 600 milhões de euros" de fundos comunitários, e que vai abranger "pelo menos 70 mil jovens".

O programa de passaporte jovem com estágios profissionais e primeira oportunidade de emprego, com um destaque particular para a agricultura. O primeiro-ministro explicou que o programa está desenhado para funcionar apenas com uma reprogramação de verbas que já fazem parte do envelope financeiro no quadro da política da coesão. Mas também incluiu uma "extensão do programa" no caso de poder receber novos fundos europeus que poderão advir de ‘sobras' a nível do orçamento comunitário.

A situação actual do emprego estimula o governo a mostrar uma "determinação muito grande na implementação de medidas de transformação estrutural e uma atenção redobrada a todas as medidas programas de mais curto e médio prazo".