9.4.14

Católicos podem ajudar mais no combate ao desemprego

por Raquel Abecasis, in RR

Novo bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, garante que vai estar "perto das necessidades e próximo dos que mais precisam".

O desemprego e a pobreza são as principais preocupações do novo bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, numa altura em que inicia as suas funções à frente da diocese.

"Vou estar perto das necessidades e próximo dos que mais precisam", garante D. António Francisco dos Santos em entrevista ao programa “Terça à Noite” da Renascença.

O prelado manifesta também preocupação por "às vezes sermos demasiado lentos nas respostas aos que procuram ajuda".

O novo bispo do Porto promete conjugar esforços para que todos, de acordo com as suas possibilidades, possam dar resposta aos que se encontram em situações de desemprego e grande dificuldade, reconhecendo que "a Igreja não pode resolver todos os problemas, mas pode ajudar mais".

D. António Francisco dos Santos diz que ainda é cedo para pensar na realização de um sínodo na diocese, como foi pedido recentemente na Renascença pelo padre Lino Maia, e diz que, nesta primeira fase, a sua prioridade é falar com todos, definindo como essencial " marcar a acção pastoral com mais criatividade e ousadia no anúncio do Evangelho aos que estão dentro, mas também a todas as periferias, como ensina o Papa Francisco".