9.4.14

Garantia Jovem em discussão esta semana

in RR

O desemprego jovem atinge níveis alarmantes na Europa. Em Portugal, os dados mais recentes apontam para 35% de jovens com menos de 25 anos no desemprego.

Amanhã discute-se a Garantia Jovem. Um programa de combate ao desemprego jovem, que foi o principal instrumento concreto que os lideres europeus decidiram criar em 2013 para fazer face ao problema.

São 6 mil milhões de euros europeus para serem gastos este ano e no próximo, com o objectivo de garantir que jovens com menos de 25 anos arranjem uma actividade. Um programa que passa muito pela criação de incentivos para que as empresas contratem estes jovens.

As tentativas iniciais do Governo português foram um falhanço e tiveram pouca adesão. Na prática, pode dizer-se que serve para tirar os jovens das estatísticas do desemprego. Mas, por outro, é uma forma de dar uma oportunidade de lhes dar uma hipótese no mercado de trabalho.

Debaixo do mesmo tecto, mas sem se encontrarem

Durão Barroso e Vítor Constâncio vão estar hoje no Parlamento Europeu ao mesmo tempo, embora em reuniões separadas.

Os dois têm sido protagonistas de uma troca de palavras devido ao Caso BPN, um caso que envolve um banco privado português e que está em julgamento, por causa de alegadas irregularidades que se passaram quando Durão Barroso era Primeiro-ministro e Vítor Constâncio o presidente do Banco de Portugal, entidade que supervisionava o BPN.

Para o correspondente da Renascença em Bruxelas, Daniel Rosário, dificilmente o caso estará encerrado. É também essa a opinião dos analistas e dos órgãos de comunicação social.

Constâncio tentou pôr um ponto final na polémica e Durão Barroso tem tentado evitar os jornalistas desde a entrevista em que pôs em causa a actuação de Vítor Constâncio.