9.4.14

Crise está a aumentar discriminação sobre comunidade cigana

in TSF

No Dia Internacional dos Ciganos, o presidente da União Romani diz que a crise agravou a situação e fez aumentar a discriminação. A TSF foi visitar um bairro social de Matosinhos para conhecer o trabalho de uma psicóloga que trabalha com a comunidade.

Foi um encontro em Londres, a 8 de abril de 1971, que lançou a semente do que viria a ser consagrado como o Dia Internacional dos Ciganos.

O presidente da associação União Romani considera que a crise agravou a situação da comunidade. José Fernandes diz que o aumento das dificuldades para os portugueses fez aumentar a discriminação em relação à etnia.

O presidente da União Romani acrescenta ainda que a comunidade cigana em Portugal tem cerca de 70 mil pessoas e, ao contrário do que geralmente se pensa, a maioria não tem grandes condições financeiras.

Sobre a denúncia de um aumento da discriminação motivada pela crise, a alta comissária para as migrações não se mostra surpreendida, mas Rosário Farmehouse diz que a discriminação não afeta apenas essa etnia.

Há precisamente um ano, o Governo aprovou a Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas. A ideia é cumprir vários objetivos em áreas como educação, habitação ou saúde num prazo máximo de sete anos, com um orçamento próximo de 350 milhões de euros.