8.2.21

Funchal investiu 419 mil euros no Programa Municipal que promove emprego

in Funchal.pt

Ao todo foram 102 formandos em situação de desemprego, sem qualquer tipo de apoio, a integrar os serviços camarários.

A Câmara Municipal do Funchal investiu cerca de 419 mil euros durante o ano de 2020 no Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho (PMFOCT).

Ao todo foram 102 formandos em situação de desemprego, sem qualquer tipo de apoio, a integrar os serviços camarários, em diversas áreas, entre as quais destacam-se a Cultura, Turismo, Ambiente, Desenvolvimento Social, Recursos Humanos, Atendimento ou Departamento Financeiro.

O Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho foi criado em 2015, sendo que dura entre 9, 12 ou 18 meses, dependendo das necessidades de cada departamento ou projeto.

A maior fatia dos formandos que passou pelos serviços camarários era licenciada (36,9%), em segundo lugar tinha o 12.º ano (27,2%), e em terceiro o mestrado (9,7%). Todavia, contabilizam-se ainda formandos admitidos com o 4.º, 6.º ou 9.º ano de escolaridade, bem como habilitações literárias ao nível dos cursos profissionais. As idades dos candidatos oscilam entre os 19 e os 64 anos.

Estes programas têm tido, ao longo destes quase seis anos de existência, um sucesso assinalável, tanto para quem participa como para os serviços que integram os formandos.

O programa contempla uma bolsa mensal no valor de 421,32€ (valor de referência do IAS – Indexante dos Apoios Sociais), sendo que no final os participantes têm ainda direito a um prémio financeiro de incentivo e integração.