por Redação, in Jornal do Centro
Setenta e quatro empregos foram criados em Viseu no âmbito do Programa Incorpora, da Fundação La Caixa, durante o último ano.
O balanço foi feito esta quinta-feira (18 de fevereiro) pela entidade organizadora do projeto, que visa promover a contratação de pessoas com deficiência e em situação de exclusão social nas empresas.
De acordo com a Fundação La Caixa, foram criados 72 postos de trabalho para pessoas “em situação de exclusão social” e dois para “pessoas com alguma incapacidade física/intelectual”.
“Grande parte das contratações aconteceram já no período atual de pandemia Covid-19. Devido ao fecho de inúmeras empresas, especialmente dos setores da restauração e do turismo, o Programa adaptou-se para aproveitar as oportunidades que surgiram noutros setores, como, por exemplo, no das limpezas de hospitais, higienização, assistência a pessoas idosas em lares ou ao domicílio, escolas e refeitórios, entre outros”, explicou em comunicado.
As instituições responsáveis pela implementação do Programa Incorpora em Viseu foram a Associação de Paralisia Cerebral de Viseu e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viseu.
A nível nacional, o Programa Incorpora estendeu-se a todo o país, tendo passado a contar com 58 entidades colaboradoras. Os 113 técnicos da iniciativa partilharam informação sobre ofertas de trabalho e acompanharam as pessoas apoiadas nos processos de seleção e inserção, tanto nas empresas locais como nos processos de recrutamento promovidos por empresas de base nacional.
O programa criou, em 2020, 1.333 postos de trabalho em Portugal e contou com a colaboração de 508 empresas.