in Visão
ICTskills4All é um website de acesso livre lançado pelo Centro de Competências para o Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade do Porto e que pretende ajudar os mais velhos a tornarem-se infoincluídos
A página ICTskills4All é o resultado de um projeto de dois anos que envolveu 150 idosos de Portugal, Polónia, Lituânia, Reino Unido e Bélgica, numa abordagem colaborativa com cursos presenciais, testes de usabilidade e adequação dos materiais. O site pretende, de uma forma didática, promover as capacidades e competências digitais dos idosos e dos mais desfavorecidos.
Além de temas ligados ao manuseamento de computadores e outros suportes digitais, o site aborda temas como a segurança online. A página assume maior relevância especialmente em contexto de pandemia e de isolamento, onde muitas das respostas das entidades públicas passam por consultas médicas online regulares, acesso a prescrições médicas digitais ou muitos outros recursos que estariam habitualmente vedados a esta população.
Liliana Rodrigues, gestora do projeto, explica em comunicado que o objetivo não é “formar génios da informática, queremos dar-lhes ferramentas para comunicar com o mundo e vice-versa”.
A equipa trabalhou para ultrapassar também desafios colocados pelo modo de aprendizagem e ajustou os materiais e formas para que estes não fossem um fator de frustração, mas sim um facilitador de ensino e aprendizagem.
“Com os grupos com os quais trabalhamos, conseguimos desmistificar o smartphone e mostrar-lhes a sua versatilidade. Agora temos um grupo no WhatsApp, onde os alunos falam quase todos os dias. Tivemos também o caso de uma aluna que estava desempregada e, depois de conseguir fazer o seu currículo, arranjou emprego”, explica Kerolyn Ramos, um dos membros do projeto que também deu aulas presenciais.
A página vai continuar a ser atualizada e traduzida para quatro idiomas. O projeto internacional conta com financiamento do programa Erasmus+ da União Europeia.