in Jornal de Notícias
A Comissão Europeia está a preparar um plano de investimentos capaz de mobilizar 200 mil milhões de euros de investimentos públicos e privados para estimular o crescimento europeu, noticia o jornal espanhol "El País", citando fontes europeias.
"O projeto visa lançar investimentos no valor de 200 mil milhões de euros em infraestruturas, energias renováveis e tecnologias (com uma participação privada)", escreve o diário.
O projeto, designado Pacto para o Crescimento (ou Agenda para o Crescimento, como lhe chamou a chanceler alemã Angela Merkel) é apresentado pelo "El País" como "uma espécie de Plano Marshall".
A Comissão Europeia prepara-se, assim, para apresentar um conjunto de opções que passam por capitalizar o Banco Europeu de Investimento (BEI) ou recorrer à "engenharia financeira" para empreender projetos no valor de 200 mil milhões de euros, através de 'eurobons' para financiar investimentos ou da criação de uma agência europeia de infraestruturas.
Segundo o jornal espanhol, a União Europeia poderá optar por duas vias de financiamento.
A mais imediata consiste em pedir dinheiro aos países para injetar 10 mil milhões de euros no BEI. O jornal recorda que esta instituição, criada para financiar projetos europeus, corre o risco de perder a nota máxima atribuída pelas agências de 'rating', estando, por isso, a reduzir os empréstimos que concede.
A outra opção consistiria na utilização de cerca de 12 mil milhões de euros do Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira.