in Jornal de Notícias
O indicador de sentimento económico do Eurostat para Portugal registou uma melhoria em abril, embora permanecendo abaixo da média da União Europeia.
De acordo com o gabinete de estatísticas da União Europeia (Eurostat), o indicador avançou em Portugal de 77,1 pontos em março para 78,5 pontos em abril.
No conjunto da UE, o indicador permaneceu estável, nos 93,2 pontos, ao passo que nos 17 países que compõem a zona euro registou-se uma queda de 1,7 pontos, para 92,8, nota o Eurostat.
O INE e o Eurostat usam metodologias diferentes para calcular os seus indicadores.
Segundo os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores do Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de clima económico em Portugal "recuperou ligeiramente" em março e abril, após o mínimo atingido em fevereiro e suspendendo o "acentuado perfil descendente" desde outubro de 2010.
Assim, em abril os indicadores de confiança da indústria transformadora, do comércio e dos serviços aumentaram, enquanto o indicador da construção e obras públicas voltou a diminuir.
Já o indicador de confiança dos consumidores aumentou entre fevereiro e abril, "contrariando o movimento negativo observado desde finais de 2009".