26.4.12

Associação Protectora dos Pobres ajuda 430 pessoas

Ricardo Duarte Freitas, in DNotícias.pt

Cerca de 30 estão em situação sem-abrigo e outras 11 pernoitam no Centro de Acolhimento Nocturno

Os desempregados homens e as pensionistas mulheres são quem mais recorre à ajuda da Associação Protectora dos Pobres (APP), instituição que está a acompanhar 430 pessoas inscritas em situação de fragilidade social e que dá abrigo a 11 no Centro de Acolhimento Nocturno.

A pobreza foi o tema de uma conferência, integrada no projecto multimédia de alunos do 11.º e 12.º anos da Escola Secundária Jaime Moniz, para a qual a directora da APP, foi convidada. Luísa Pessanha transmitiu que ser pobre e ser rico não são exclusivos de ninguém e pediu atenção para os factores de risco entre os jovens, nomeadamente à diversidade de novos produtos estupefacientes.

“É preciso sensibilizar para essa realidade porque existem muitas substâncias que estão sempre muito próximas a toda a juventude e, portanto, há que ter, muito cuidado com as escolhas que se fazem ao longo da vida porque nem tudo está certo à partida”, referiu.

Actualmente, há cerca de 30 pessoas em situação de sem-abrigo, que dormem na rua e em casas abandonadas, revelou aos jornalistas, à margem da conferência.