Vânia Maia, in Visão Solidária
Além de ajudarem as suas escolas a tornarem-se mais amigas do ambiente, os alunos que participaram na Gincana Rock in Rio angariaram dinheiro para atribuir bolsas de estudo na área da música
Depois de várias tarefas que mobilizaram estudantes do 1º, 2º e 3º ciclos de todo o país, a Gincana Rock in Rio chegou ao fim com um saldo positivo.
O grande objetivo da iniciativa era mobilizar os alunos para promoverem o desenvolvimento sustentável, o combate ao abandono escolar e o estímulo do cálculo mental e da leitura.
Entre outras atividades, os estudantes tiveram de recolher embalagens recicláveis, equipamento elétrico e ajudar a escola a poupar água e energia.
Uma das tarefas mais bem-sucedidas foi a venda das pulseiras Por Um Mundo Melhor. As escolas juntaram 180 mil euros. Deste valor, cerca de 162 mil euros (90% do total) vai ser encaminhado pela SIC Esperança para bolsas de estudo na área da música e os restantes 10% vão ser utilizados para apoiar diversas ações de solidariedade escolhidas pelas escolas. A organização do Rock in Rio somou mais 100 mil euros ao dinheiro que será aplicado nas bolsas de estudo, perfazendo um total de 262 mil euros.
A Escola Básica da Maceira, Leiria, foi a grande vencedora da Gincana e vai receber 10 mil euros para aplicar em projetos de solidariedade social na escola ou na comunidade envolvente. A EB 2,3 João Franco, Fundão, foi a segunda classificada, o prémio é de 7 mil euros. No último lugar do pódio ficou o Agrupamento de Escolas de Castro Daire, Viseu, com 5 mil euros. Ao todo, participaram 572 escolas de todo o país, num total de 445 mil estudantes.
Mais informações em http://www.rockinriolisboagincana.com/ .