18.4.12

"Os salários têm de subir mas só o conseguimos com crescimento"

Ana Batista, in Dinheiro Vivo

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, garantiu hoje que a aposta na formação dos jovens e dos desempregados é uma das prioridades do Governo e que, a longo prazo, servirá para melhorar os salários dos portugueses.

Ressalvou ainda que é preciso apostar na industrialização e nas exportações para relançar a economia portuguesa que, na última década e meia apostou no investimento público e no endividamento, ou seja, uma política errada que levou a economia ao estado em que ela se encontra hoje.

"Os nossos salários têm de aumentar, mas só os conseguimos aumentar com aumentos de produtividade e com crescimento da economia e daí a aposta no combate ao abandono escolar", disse hoje numa audição no parlamento. E acrescentou: "Não acho aceitável que uma grande faixa da população tenha salários abaixo de mil euros" e por isso é que se deve apostar na industrialização e nas exportações.

No entanto, o ministro ressalva que existe "um período de ajustamento" que é preciso ultrapassar até que os salários possam crescer. "Os sacrifícios que estão a ser pedidos custam, mas não são em vão", afirmou.