26.4.12

Operários inseguros com precaridade no emprego

Texto Francisco Pedro, in Fátima Missionária

Comissão Nacional de Pastoral Operária (CNPO) reúne-se domingo, dia 29, para refletir sobre o aumento do desemprego no meio operário

A precaridade no mercado de trabalho operário está a causar preocupação aos responsáveis da CNPO, que decidiram reunir-se no próximo fim de semana, no Colégio Rainha Santa Isabel, em Coimbra, para refletirem sobre a conjuntura atual e qual o papel dos cristãos na procura de possíveis soluções.

«Assistimos diariamente a notícias de cortes, que geram mais desemprego, pobreza, desestruturação familiar, condições de vida que desrespeitam a dignidade humana, violência, e o aumento de sentimentos de xenofobia», afirmou o coordenador nacional da Pastoral Operária, Américo Monteiro, em comunicado enviado à agência Ecclesia.

De acordo com o responsável, «o problema do desemprego no meio operário é o principal desassossego dos dias de hoje e coloca em causa uma vida equilibrada», pois provoca «insegurança» aos que têm trabalho, levando-os a recear pelo futuro e formação dos filhos. Uma situação que pode provocar o aparecimento de mais «problemas sociais de extrema gravidade».