24.4.12

Saiba quem são os voluntários portugueses

in TVI24

Um estudo conclui que os missionários voluntários são na maioria mulheres

Quem são os voluntários portugueses? Os voluntários missionários são maioritariamente mulheres, jovens, solteiras e com curso superior. A esmagadora maioria professa uma religião. Conclusões do estudo «Voluntariado: missão e dádiva». Segundo o estudo, o número de voluntários enviados subiu muito e é mesmo «bastante frequente» o aumento do período de missão ou a repetição da experiência.

Aqui estão os resultados que permitiram definir o perfil do voluntário missionário: 75 por cento são mulheres, solteiros (cerca de 80 por cento) e titulares de um curso superior (70 por cento) ou habilitações académicas pós-licenciatura (15 por cento).

Os jovens entre os 26 e os 35 anos são os que mais aderem (43 por cento), seguindo-se o grupo até aos 25 anos (38 por cento). Embora em número comparativamente muito menor, há voluntários a partirem em missão com idades muito mais avançadas, refere o estudo, a que a agência Lusa teve acesso.

Os distritos de residência dos voluntários são bastante diversificados, mas o trabalho realça «uma predominância» dos distritos de Lisboa, Aveiro, Porto e Braga.

Cerca de 62 por cento afirmam gozar de autonomia financeira. Mais de metade exerce profissões de especialistas de atividades intelectuais e científicas, sendo grande parte deles professores, psicólogos e profissionais de saúde.

Quase 90 por cento dos inquiridos afirmam professar uma religião e desses praticamente 70% declararam encontrarem-se envolvidos ativamente em vários organismos ligados à religião que professam.

Desenvolvido pela Fundação Fé e Cooperação (FEC), em parceria com a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, o estudo analisa as duas últimas décadas, que ficaram marcadas pela partida de quatro mil voluntários, e perspetiva o futuro.

O trabalho analisou os perfis das instituições e voluntários, tendo recolhido dados junto de 57 organizações, através de 37 respostas obtidas aos questionários enviados. Foram ainda aplicados 137 inquéritos a voluntários que frequentaram a formação FEC em 2010, ex-voluntários ou voluntários em missão no momento.