in TVI24
Um estudo conclui que os missionários voluntários são na maioria mulheres
Quem são os voluntários portugueses? Os voluntários missionários são maioritariamente mulheres, jovens, solteiras e com curso superior. A esmagadora maioria professa uma religião. Conclusões do estudo «Voluntariado: missão e dádiva». Segundo o estudo, o número de voluntários enviados subiu muito e é mesmo «bastante frequente» o aumento do período de missão ou a repetição da experiência.
Aqui estão os resultados que permitiram definir o perfil do voluntário missionário: 75 por cento são mulheres, solteiros (cerca de 80 por cento) e titulares de um curso superior (70 por cento) ou habilitações académicas pós-licenciatura (15 por cento).
Os jovens entre os 26 e os 35 anos são os que mais aderem (43 por cento), seguindo-se o grupo até aos 25 anos (38 por cento). Embora em número comparativamente muito menor, há voluntários a partirem em missão com idades muito mais avançadas, refere o estudo, a que a agência Lusa teve acesso.
Os distritos de residência dos voluntários são bastante diversificados, mas o trabalho realça «uma predominância» dos distritos de Lisboa, Aveiro, Porto e Braga.
Cerca de 62 por cento afirmam gozar de autonomia financeira. Mais de metade exerce profissões de especialistas de atividades intelectuais e científicas, sendo grande parte deles professores, psicólogos e profissionais de saúde.
Quase 90 por cento dos inquiridos afirmam professar uma religião e desses praticamente 70% declararam encontrarem-se envolvidos ativamente em vários organismos ligados à religião que professam.
Desenvolvido pela Fundação Fé e Cooperação (FEC), em parceria com a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, o estudo analisa as duas últimas décadas, que ficaram marcadas pela partida de quatro mil voluntários, e perspetiva o futuro.
O trabalho analisou os perfis das instituições e voluntários, tendo recolhido dados junto de 57 organizações, através de 37 respostas obtidas aos questionários enviados. Foram ainda aplicados 137 inquéritos a voluntários que frequentaram a formação FEC em 2010, ex-voluntários ou voluntários em missão no momento.