in Euronews
Num parque industrial de Barcelona, tal como noutros locais de Espanha, há famílias inteiras que vivem em caravanas e carros. O desemprego atirou-os para a rua.
É o caso de Silvestre, Lola e os dois filhos menores, um deles com deficiência. Silvestre, antigo padeiro, sobrevive recolhendo papel. Explica que pediu “ajuda na câmara municipal”, mas não lha deram. Têm direito por um ano a uma habitação social mas se não encontra trabalho têm de voltar para a rua. Por isso, diz “prefiro continuar aqui. Há muitas outras pessoas na mesma situação.”
A Câmara Municipal de Barcelona estima que haja cerca de 350 a viver em carros na cidade. Angel Miret, dos serviços sociais da municipalidade, argumenta: “Estamos a fazer o que é preciso. Defendemos o direito a uma casa decente, por isso, lutamos pelo aumento do número de habitações sociais e continuamos a trabalhar com essas pessoas nos centros de apoio social”.
Os espanhóis não esperam meses melhores. O desemprego continua a subir, a austeridade atinge tudo e todos e a crise perdura.