20.4.12

Portugueses têm menos anos de vida saudável

in Diário de Notícias

Os portugueses estão entre os europeus com menos anos de vida saudável depois da reforma, revela o Eurostat. Os dados nacionais, apesar de terem melhorado, estão ainda ao nível de alguns países do Leste da Europa.

O gabinete europeu de estatística elaborou um estudo que mostra que os portugueses podem esperar ter mais seis ou sete anos de vida sem doença após a idade da reforma. No caso das mulheres são mais seis anos saudáveis e nos homens sete.

As estatísticas indicam que, em média, as idosas portuguesas têm mais 15 anos para além da reforma com problemas de saúde, que limitam as suas atividades do dia a dia. No caso dos homens são apenas 10 anos.

O investigador e ex-diretor do Instituto Ricardo Jorge Constantino Sakellarides, explicou à TSF que "a população masculina morre mais cedo, mas os anos de vida que a mulher ganha em relação ao homem não são anos de vida de maior qualidade. E esses ganhos também nas mulheres como nos homens não têm sido em termos de qualidade proporcionais aos ganhos de anos de vida".