18.4.12

Encontro aponta necessidade de criação de Associação de Mulheres Ciganas

in Rádio Pax

Os Núcleos Distritais de Beja e Faro da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Probreza, organizaram, em Faro, o 1º Encontro Transfronteiriço de Mediadores Ciganos. Nos trabalhos participaram investigadores e mediadores dos distritos de Beja, Faro e Huelva.

No Encontro foi identificada a necessidade de criação de uma Associação de Mulheres Ciganas na região sul do País, de forma a promover a inclusão da mulher cigana na sociedade. João Martins, presidente do Núcleo de Beja da Rede Europeia Anti-Probreza, realça que “a mulher acaba por ser um elemento mais vulnerável” e, nesse sentido, foi recomendada a criação de uma Associação.

De acordo com João Martins, a realidade das comunidades ciganas é bem diferente nos dois lados da fronteira. Enquanto em Portugal ainda se debatem problemas como a inclusão e a habitação, Espanha discute o emprego e a formação das comunidades ciganas. Em Espanha há mediadores com formação académica quando no sul de Portugal está apenas identificada uma mulher mediadora com o 9º ano de escolaridade, “a escolaridade mais elevada do lado português”, realça o presidente do Núcleo de Beja da Rede Europeia Anti-Probreza.