23.5.12

Cada vez mais pessoas recorrem às refeições nocturnas da Santa Casa

por Carolina Duarte, in RR

Misericórdia vai criar uma cantina social em regime “take-away”, especialmente direccionada para famílias que perderam recentemente o emprego ou que estejam em dificuldades.

A Renascença foi à Casa da Rua, uma instituição da Santa Casa da Misericórdia do Porto, para perceber como funciona o apoio, de segunda a sexta-feira, àqueles que mais precisam. A realidade é que cada vez mais pessoas recorrem aos serviços de refeições durante a noite e, face ao aumento, a cidade vai abrir uma cantina social na próxima semana.

“O número de pessoas que procuram o nosso serviço da sopa da noite tem aumentado nos últimos meses. Nos outros anos, era no Verão que se verificava um maior aumento dessa população, no inverno havia uma diminuição. Este ano, não sabemos quantas pessoas vão recorrer, mas acontece que a média nesta última semana foi entre as 85 e 95 pessoas”, revela uma das técnicas, Sandra Arouca.

Devido à intensificação de pedidos à noite, onde o serviço é dedicado a qualquer pessoa, “a misericórdia do Porto vai abrir uma cantina social para a próxima semana, onde vamos distribuir mais 65 refeições em regime de ‘take away’”, explica Sandra Arouca, sublinhando ainda que a iniciativa “será para aquelas famílias que perderam recentemente o emprego ou que estão em dificuldades”.

Para Antero, de 53 anos, que almoça há três anos na casa, o apoio da instituição é “mais do que nunca necessário, porque senão iria para rua”.

A Casa da Rua, sediada no distrito onde mais pessoas recorrem ao rendimento social de inserção, disponibiliza refeições à hora do almoço aos cerca de 20 residentes e a quem estiver referenciado. Já no período nocturno, toda a população que necessite pode contar com sopa, água, pão, fruta e chá.