in Correio do Minho
O Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) da Universidade do Minho, a Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) - Núcleo de Braga e o Instituto da Segurança Social (ISS) - Centro Distrital de Braga promovem esta quarta-feira, dia 23, o seminário “Envelhecimento Ativo e Intergeracionalidade'. A iniciativa tem lugar no Anfiteatro A1, no campus de Gualtar, Braga.
A sessão de abertura reúne, às 9h30, o diretor do CICS, Manuel Carlos Silva, o diretor do ISS-Braga, Rui Barreira, e o coordenador do EAPN-Braga, Ivo Domingues. Os objetivos do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, no qual o seminário se insere, são apresentados às 9h45 pela coordenadora deste projeto, Joaquina Madeira. O envelhecimento, a qualidade de vida, a educação e a aprendizagem ao longo da vida vão ser de seguida abordados por Manuela Vilar (Universidade de Coimbra), Constança Paúl (UNIFAI - Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos), Maria Luísa Palha (médica), Paula Cruz (EAPN Portugal), Esmeraldina Veloso (UMinho) e Luísa Pimentel (Instituto Politécnico de Leiria).
A partir das 14h vão ser divulgados os projetos “Bem Envelhecer&r dquo;, por Alice Matos e Isabel Amorim (UMinho, EAPN-Braga); “Vencer o tempo nas cidades”, por Fátima Moreira (Município de Póvoa de Lanhoso); “Academia Krisis”, por Nuno Silva (Centro Social e Paroquial de Ronfe), “Bem-me-quer mais perto” e “Saberes em Teia”, por Margarida Silva (Município de Viana do Castelo); “Voluntariado online nas Nações Unidas”, pelo voluntário Rui Oliveira; “Experiência no Programa Grundtvig”, por Luísa Costa; e “Academia Sénior”, por Dulce Silva (Cruz Vermelha de Braga). Ao longo do dia haverá quatro debates intercalares para perguntas do público. O encerramento está previsto para as 17h00.
“Este seminário mobiliza oradores de referência na área e é virado quer para a comunidade científica como para os cidadãos em geral, por isso temos painéis de manhã que enquadram a temática e, de tarde, a apresentação de vários projetos na comunidade”, explica a professora Alice Matos. A entrada é gratuita, mediante inscrição através do e-mail cics@ics.uminho.pt.
*** Nota do Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem da Universidade do Minho ***