30.5.12

Manifesto defende permanência da Grécia no Euro

in Diário de Notícias

Um grupo de 50 economistas, ex-chefes de governo e ex-ministros, entre os quais os portugueses Teresa Patrício Gouveia e António Vitorino, apelaram hoje aos líderes europeus para serem mais flexíveis perante a Grécia , num manifesto publicado na internet.

A maioria dos subscritores são membros do European Council on Foreign Relations (Conselho Europeu de Relações Exteriores, ECFR), um grupo de reflexão fundado, nomeadamente, pelo investidor financeiro George Soros, pelo ex-ministro dos negócios estrangeiros alemão Joschka Fischer, pelo cantor Brian Eno e pelo arquiteto Rem Koolhaas, cujos nomes não surgem na nova petição.

Os autores da mesma exortam os atuais líderes europeus a "dar a possibilidade à

Para isso, consideram necessário baixar os juros dos referidos empréstimos, conjugando esta iniciativa, no entanto, com uma política de reformas bem definida.

"Só assim poderão ser dadas novas esperanças de crescimento ao povo grego, mantendo, no entanto as suas responsabilidades pelas necessárias reformas", lê-se ainda no documento.

"Ambas as partes têm de fazer sacrifícios, o que vale a pena, se quisermos preservar o bem-estar na Europa", concluem os autores.