28.5.12

Crise afasta passageiros dos aeroportos portugueses

por Sandra Afonso, in RR

Companhias de bandeira são as mais afectadas. Já as chamadas "low cost", que oferecem viagens a baixo custo, reforçam as operações.

Há menos passageiros nos aeroportos portugueses devido à crise. Só as companhias de baixo custo se destacam pela positiva, face ao ano passado. As contas são da ANA, que gere cinco aeroportos portugueses, e referem-se aos quatro primeiros meses de 2012.

Entre Janeiro e Abril, passaram pelos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Beja e Açores 2,4 milhões de passageiros, o equivalente a quase um quarto da população portuguesa. Os números podem impressionar, mas, na verdade, caíram 1,6% face aos primeiros quatro meses do ano passado.

As companhias de bandeira foram as mais afectadas. Já as chamadas "low cost", que oferecem viagens a baixo custo, estão a reforçar as respectivas operações, com destaque para a EasyJet e para a Transavia.

Por aeroportos, a tendência de redução de tráfego registou-se no último mês em todas as unidades geridas pela ANA, à excepção de Beja. Mas aqui a operação só arrancou em meados de Abril do ano passado e, por isso, não é comparável em termos homólogos.

Em comparação com os últimos meses de 2011, estão a aumentar os passageiros na Portela, em Lisboa, e no Aeroporto Sá Carneiro, no Porto.