in Sol
O ministro da Solidariedade e da Segurança Social disse hoje, em Santarém, que espera discutir com os parceiros sociais, ainda em Junho, o sistema de protecção social para pequenos e médios empresários e comerciantes.
Pedro Mota Soares disse à agência Lusa que o Governo «vai cumprir» o Acordo de Concertação Social, que prevê a apresentação, aos parceiros sociais, de um documento sobre esta matéria, e acrescentou que espera estar «em condições de discutir mesmo antes do mês de Julho», afirmou.
Mota Soares lembrou que o Governo criou já um sistema de protecção social específico para os trabalhadores independentes e enfatizou que «é muito importante ter também aqui, para os elementos dos órgãos estatutários, nomeadamente para pequenos e médio comerciantes e pequenos e médios empresários, uma protecção social».
Pedro Mota Soares participou hoje na abertura da conferência 'Crise: uma oportunidade', promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Santarém, em parceria com o Montepio Geral, no âmbito do II Ciclo de Conferências em Economia Social.
O ministro realçou a importância da iniciativa por, «num tempo de dificuldade», ser capaz de «mostrar exemplos de sucesso».
Ao longo do dia vão ser abordados temas como 'O terceiro sector', por Mariana Ribeiro Ferreira, presidente do Instituto da Segurança Social, 'A crise e a gestão das emoções: o bom, o mau e a alienação', por José Crespo de Carvalho, professor no Instituto Superior das Ciências, do Trabalho e da Empresa.
'Emprego e empreendedorismo', por Octávio Oliveira, presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional, e os 'Efeitos sociais da crise', por João César das Neves, professor da Universidade Católica, são outros temas em discussão.
Lusa/SOL