Autor: João Miguel Ribeiro, in PT Jornal
A Cáritas abriu um “banco de ideias” para acolher projetos de “solidariedade intergeracional”. No Ano Europeu do Envelhecimento Ativo, as propostas devem “combater a exclusão da população idosa e alertar a comunidade para os problemas da solidão”.
A Cáritas lançou hoje, em parceria com o portal InoCrowd, um “banco de ideias” para promover a solidariedade. Com 2012 a ser o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo, a sugestão para as propostas passa por “combater a exclusão da população idosa e alertar a comunidade em geral para os problemas inerentes à solidão”, como explicou Cláudia Fernandes, responsável pelo portal.
No “banco” já foram depositadas algumas ideias, como uma rede social vocacionada para idosos e o aumento da colaboração entre faixas etárias na Igreja Católica, proporcionando a todas as faixas etárias “a possibilidade de, em paridade, serem membros ativos da sociedade”, como adiantou Maria do Rosário Carneiro, coordenadora do grupo de trabalho da Cáritas para o envelhecimento ativo.
Outras propostas avançadas por este grupo passam pelo levantamento das carências individuais e organizacionais das paróquias e a formação de uma bolsa de “capacidades, competências e soluções” para responder a essas necessidades, acrescentou Maria do Rosário Carneiro.
A responsável lembrou que o desemprego traz a “libertação de capacidades que deixaram de ter o seu lugar próprio no mercado de trabalho”, podendo ser aplicadas na prática da “solidariedade intergeracional”, enquadrada pelas paróquias, dado que “todas as idades são necessárias para a promoção do bem-estar”.
“Gerar trabalho em conjunto não é só intergeracionalmente; é também com o recurso a vários parceiros que compõem a comunidade”, acrescentou Maria do Rosário Carneiro, salientando que as paróquias devem coordenar as ações com outras entidades, como juntas de freguesia, centros de saúde e associações.
A plataforma, para além de acolher as propostas para o “banco de ideias”, servirá ainda para as empresas colocarem ofertas de emprego ou informação sobre produtos vocacionados para idosos. A melhor proposta – podem ser entregues até dia 4 de fevereiro de 2013 – ganha um prémio de 5000 euros.