2.4.13

Álvaro Santos Pereira. Governo tudo fará para estabilizar e mesmo reduzir taxa de desemprego

in iOnline

O ministro da Economia e do Emprego sublinhou hoje que o Governo tudo fará para estabilizar e mesmo reduzir a taxa de desemprego, quando questionado sobre a estabilização do valor nos 17,5% em fevereiro, segundo dados do Eurostat.

"O mais importante é que tudo faremos para não só estabilizarmos, mas também reduzirmos a taxa de desemprego", disse Álvaro Santos Pereira, à margem da apresentação do novo Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT), em Lisboa.

O ministro português afirmou ainda que o Governo fará tudo o que está ao seu alcance "para dinamizar a economia, impulsionar o investimento e criar emprego".

"Precisamos de rever as nossas políticas ativas de emprego, reforçá-las e também dar uma ênfase especial às políticas de atração de investimento. Isso é o que estamos a fazer", disse Álvaro Santos Pereira.

A taxa de desemprego, em fevereiro de 2013, estabilizou nos 12% na zona euro e nos 17,5% em Portugal, que continua a apresentar a terceira taxa mais alta, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Já no conjunto dos 27 países da União Europeia (UE), o gabinete oficial de estatísticas da UE regista uma ligeira subida de 0,1 pontos para os 10,9% em fevereiro, por comparação a janeiro.

Em relação a Portugal, é a primeira vez que a taxa de desemprego não aumenta pelo menos desde agosto de 2012.

Na comparação mensal, Portugal continua a apresentar a terceira maior taxa de desemprego, depois da Grécia (26,4%, em dezembro de 2012) e Espanha (26,3%).

As taxas mais baixas registaram-se, em fevereiro, na Áustria (4,8%), Alemanha (5,4%), Luxemburgo (5,5%) e Holanda (6,2%).

Na comparação homóloga, com o mesmo período do ano anterior, as maiores subidas registaram-se na Grécia (de 21,4% para 26,4% entre dezembro de 2011 e dezembro de 2012), Chipre (de 10,2% para 14%), Portugal (de 14,8% para 17,5%) e Espanha (de 23,9% para 26,3%).