Por Ana Tomás, in iOnline
A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira uma proposta para reunir a fruta e o leite distribuídos nas escolas num único programa.
No âmbito de um quadro comum, o objectivo é inverter a diminuição do consumo destes produtos pelas crianças e ao mesmo tempo combater a má nutrição, reforçar os elementos pedagógicos dos programas, actualmente organizados em separado, e contribuir para a luta contra a obesidade, segundo refere o comunicado da Comissão Europeia.
A proposta prevê ainda um reforço do orçamento comunitário para a distribuição daqueles produtos nos estabelecimentos de ensino.
“Tal como já foi definido no acordo do ano passado, o novo programa, uma vez ratificado, terá um orçamento de 230 milhões de euros pro cada ano lectivo (150 milhões para fruta e vegetais e 80 milhões para leite)”, adianta Bruxelas.
Para este ano, o financiamento é de 197 milhões de euros, no total, sendo 122 milhões atribuídos à distribuição de frutas e vegetais e 75 milhões para o leite escolar.
A nova proposta, que se baseou em relatórios de avaliação e consultas públicas, será agora submetida ao Parlamento e ao Conselho europeus.