24.1.14

Salários e pensões não voltarão aos níveis do passado

in RR

Ministra das Finanças reitera que é cedo para falar em descidas de impostos, embora o Executivo já tenha manifestado intenção de baixar o IRS no futuro.

A ministra das Finanças avisa os funcionários públicos e os pensionistas que os salários e pensões não voltarão aos níveis do passado. No dia em que o Governo anunciou que o défice de 2013 ficou abaixo da meta definida com a “troika”, Maria Luís Albuquerque afirma que os desafios para o futuro são mais exigentes.

Em 2015, por exemplo, o défice terá de se fixar nos 2,5% do PIB. A ministra das Finanças reitera, por isso, que é cedo para falar em descidas de impostos, embora o Executivo já tenha manifestado intenção de baixar o IRS no futuro.

A governante reafirmou que é imperioso reduzir despesa pública de forma duradoura e que, por isso, os salários e as pensões não voltarão aos níveis onde já estiveram no passado. Maria Luís Albuquerque avisa que os esses foram tempos de uma “ilusão de prosperidade”.

Numa curta entrevista à TVI, esta quinta-feira à noite, a ministra das Finanças disse que o défice de 2013 ficará abaixo dos 5,5% definidos pela “troika”. O valor final, em contas que importam às autoridades europeias, rondará os 5% do PIB.

Nesta entrevista, a ministra das Finanças não fechou a porta a qualquer opção de saída do programa de assistência económica e financeira. Maria Luís Albuquerque repete, contudo, que a decisão só será tomada “mais próximo do fim do resgate”, marcado para 17 de Maio.